Mães & Amigas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Quando introduzir alimentos sólidos

+4
Ju_Moreno
Nath_
ferrg
mamãePri
8 participantes

Ir para baixo

Quando introduzir alimentos sólidos Empty Quando introduzir alimentos sólidos

Mensagem por mamãePri Qui maio 13, 2010 5:47 pm

Quando devo começar a oferecer outros alimentos para o bebê?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde recomendam o aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses das crianças. Depois dessa idade, o leite materno não contém mais sozinho todos os nutrientes de que o bebê precisa, especialmente o ferro, por isso outros alimentos passam a ser necessários para complementar a dieta.

O leite materno até os 6 meses ajuda a minimizar o risco de seu filho desenvolver reações adversas a certos alimentos, assim como alergias. Essa questão torna-se ainda mais importante no caso de haver um histórico familiar de alergias. Depois da introdução de novos alimentos, o leite materno deve ser mantido na alimentação da criança.

Caso você precise voltar ao trabalho e tenha que introduzir novos alimentos antes dos 6 meses, converse com o pediatra primeiro -- especialmente se o bebê tiver nascido prematuro.



Será que meu filho está pronto para outros alimentos?

Uma criança está apta a experimentar novos alimentos se:

• consegue manter a cabeça erguida

O bebê precisa manter continuamente a cabeça erguida, para que possa ser alimentado com a colher.

• senta bem quando está apoiada

No começo, talvez o bebê ainda necessite de ajuda para sentar, por isso o próprio carrinho ou a cadeirinha que vai no carro podem ser boas alternativas. Os cadeirões serão usados um pouco mais tarde, quando seu filho já puder sentar inteiramente sozinho.

• não tem mais aquele reflexo de colocar a língua para fora

Esse reflexo impede que os bebês engasguem. Eles põem a língua para fora sempre que alguma coisa mais dura é colocada na sua boca. Por volta de 4 a 6 meses, o reflexo desaparece, indicando que estão prontos para experimentar alimentos macios e semi-sólidos.

• faz movimentos de mastigar com a boca

Os bebês têm que aprender a movimentar a comida para o fundo da boca e engolir. À medida que engolem melhor, você provavelmente vai perceber que toda aquela babação dos primeiros meses tende a diminuir. Aos 6 meses, é possível que seu filho já tenha um ou dois dentinhos (geralmente, os inferiores nascem primeiro). Crianças que mamaram no peito costumam ter os músculos da boca e da língua bem tonificados, o que favorece o processo.

• tem um bom peso

A maioria das crianças está pronta para ingerir alimentos semi-sólidos quando já dobrou de peso em relação ao nascimento, o que pode acontecer antes ou por volta dos 6 meses.

• mostra curiosidade sobre o que você come.

De repente, seu filho começa a ficar de olho no seu prato, e estende a mãozinha para tentar pegar a comida. No segundo semestre, o paladar do bebê também já está mais apto a descobrir novos sabores. Isso não quer dizer que você deva dar a ele tudo o que ele pede. Vá com calma, seguindo as orientações do pediatra.

mamãePri
Super Star
Super Star

Mensagens : 565
Reputação : 14
Data de inscrição : 26/04/2010
Idade : 32
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Quando introduzir alimentos sólidos Empty Re: Quando introduzir alimentos sólidos

Mensagem por ferrg Qui maio 13, 2010 5:49 pm

Otimo amore !!! Adorei e um + pra voce..
ferrg
ferrg
Star
Star

Mensagens : 224
Reputação : 22
Data de inscrição : 25/04/2010
Idade : 34
Localização : Campinas-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Quando introduzir alimentos sólidos Empty Re: Quando introduzir alimentos sólidos

Mensagem por Nath_ Qui maio 13, 2010 6:08 pm

Poxa bem legal mesmo amiga... Eu tinha dúvidas mesmo sobre quando começar a dar a papinha a Letícia, já que ela só mama peito.

Mais pra voce tb!
Nath_
Nath_
Super Star
Super Star

Mensagens : 652
Reputação : 6
Data de inscrição : 26/04/2010
Idade : 34
Localização : Rio de Janeiro

http://www.superwallace.net

Ir para o topo Ir para baixo

Quando introduzir alimentos sólidos Empty Re: Quando introduzir alimentos sólidos

Mensagem por Ju_Moreno Qui maio 13, 2010 7:36 pm

Nossa adorei,eu volto a trabalhar sabado ,o medico ja mandou eu introduzir suco de laranja,domingo começo dar frutas e mes que vem ele disse que vai introduzir papinha e sopinha,a parte que diz :mostra curiosidade pelo que vc come ,gente a Julia não pode ver nada,ela olha com aquela carinha de me dá,,fora que ela acompanha com o olho ,esses dias fui no Mc com meu esposo ,ela tava no meu colo,peguei uma batatinha pra eu comer e ela abriu a boca achando que era pra ela eh mole!kkk
Ju_Moreno
Ju_Moreno
Pop Star
Pop Star

Mensagens : 352
Reputação : 4
Data de inscrição : 25/04/2010
Idade : 39
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Quando introduzir alimentos sólidos Empty Re: Quando introduzir alimentos sólidos

Mensagem por reh_galvao Qui maio 13, 2010 8:54 pm

amiga.. adorei as informações..
reh_galvao
reh_galvao
Super Star
Super Star

Mensagens : 556
Reputação : 5
Data de inscrição : 26/04/2010
Idade : 32
Localização : Guarujá, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Quando introduzir alimentos sólidos Empty Re: Quando introduzir alimentos sólidos

Mensagem por alinhinha Sex maio 14, 2010 12:49 am

Muito Bom. Adorei
alinhinha
alinhinha
Pop Star
Pop Star

Mensagens : 262
Reputação : 0
Data de inscrição : 27/04/2010
Idade : 38

Ir para o topo Ir para baixo

Quando introduzir alimentos sólidos Empty Re: Quando introduzir alimentos sólidos

Mensagem por Grazi Sex maio 14, 2010 9:21 am

showwwwwwwwwwwwww :D
Grazi
Grazi
Pop Star
Pop Star

Mensagens : 324
Reputação : 5
Data de inscrição : 25/04/2010
Idade : 43
Localização : JOINVILLE - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Quando introduzir alimentos sólidos Empty Re: Quando introduzir alimentos sólidos

Mensagem por camilabila Sex maio 14, 2010 10:15 am

adorei linda
+ pra ti
camilabila
camilabila
Star
Star

Mensagens : 175
Reputação : 3
Data de inscrição : 26/04/2010
Idade : 36
Localização : Ubá - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Quando introduzir alimentos sólidos Empty Re: Quando introduzir alimentos sólidos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos