Mães & Amigas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Vamos falar do sono de seu bebê?

Ir para baixo

Vamos falar do sono de seu bebê? Empty Vamos falar do sono de seu bebê?

Mensagem por paty ctba Qua maio 05, 2010 3:43 pm

Vamos falar do sono de seu bebê?

O nenê nasce por volta de 3 kg e triplica de peso no 1º ano de vida, chegando a 10 kg. Além disso, ele nasce, aproximadamente, com 50 cm e chega a 75 cm no final destes 12 meses (25 cm ou 50% a mais na estatura, fato que nunca mais vai se repetir durante toda sua vida).

Para que isso aconteça, o metabolismo do recém nascido é muito diferente e mais acelerado do que o nosso.

Enquanto vocês dormem, seu coração bate em torno de 40 a 60 vezes por minuto. O coração do bebê, quando ele dorme, bate cerca de 120 vezes por minuto.

Enquanto vocês dormem, vocês respiram de 6 a 8 vezes por minuto. A respiração do bebê é muito irregular. Quando ele mama, o estômago se dilata e reduz o espaço para a expansão dos pulmões e, para obter a mesma quantidade de oxigênio, ele precisa respirar mais vezes por minuto e mais rapidamente. Pelo som diferente, vocês acordam e vão até ele para ver se está tudo bem.

Algumas vezes, a respiração do bebê é tão superficial que vocês, assustados, têm que checar se ele está respirando. Várias são as técnicas normalmente utilizadas pelos pais neste momento (foram vocês que me contaram isso): chegar bem perto dele para ouvir a respiração (nem sempre dá certo); colocar um espelhinho na frente do rosto dele pra ver se a respiração dele embaça o espelho; segurar um fio de linha suspenso perto do nariz e da boquinha dele pra ver se balança e, no auge do desespero, acordá-lo. Aí ele acorda, chora e vocês, mais aliviados, agora terão que usar suas artimanhas para fazê-lo dormir novamente.

Atenção. Vou dar a vocês, agora, as duas dicas mais importantes da primeira consulta de todo recém-nascido que eu passo a acompanhar no consultório.

Primeira (estas são exatamente as minhas palavras):

Vou passar a vocês agora, uma das orientações mais importantes desta primeira consulta, especialmente porque vale para a vida toda de vocês.

Toda vez que nasce um filho, vocês precisam aprender a fazer um exercício dificílimo, mas fundamental para a boa vida bio-psico-físico-social da família.

Vocês precisam aprender a diferenciar bem entre o que é um problema seu e o que é um problema do bebê.

Toda vez que vocês tentarem resolver o “seu problema” nele, vocês não resolvem o “seu problema”, criam para ele um problema novo que passa a ser o seu próximo problema.

Segunda :

Seu filho apresenta, geralmente, 3 formas básicas de reação. Se estiver tudo bem, ou ele está dormindo ou acordado calmo. Se não está tudo bem, ele chora. Ele chora de fome, ele chora de sede, de calor, de frio, por estar com as fraldas molhadas de urina, ou sujas de fezes, por sono, porque tem muita gente, etc, etc. Cada choro é diferente do outro.

Mas, para que vocês entendam o que cada choro quer dizer, é necessário escutá-lo chorar um pouco, sem se desesperar e assim, vocês passarão a entender o “chorês” (um dos dialetos do bebê).

Se a cada vez que ele chorar vocês o levarem ao colo, ele se habituará a chorar para isso. Ele faz a mesma coisa quando quer mamar. E dá certo.

Quando ele chora e vocês o pegam no colo, vocês estão tentando resolver o problema de quem? O seu ou o dele? Parem um pouco e observem. Fiquem ao seu lado, mostrem-se presentes e analisem a situação. Tentem agir de uma forma um pouco mais racional (se for possível) e assim, vocês estarão aptos a entender o que ele precisa e acabar, assim, com o choro que tanto preocupa vocês.
paty ctba
paty ctba
Mega Star
Mega Star

Mensagens : 1237
Reputação : 32
Data de inscrição : 26/04/2010
Idade : 36
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos