Mães & Amigas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Perguntas e Respostas sobre : DESMAME **

3 participantes

Ir para baixo

Perguntas e Respostas sobre : DESMAME ** Empty Perguntas e Respostas sobre : DESMAME **

Mensagem por ferrg Sex maio 07, 2010 11:28 am

Meninas, quero deixar bem claro aqui que sou a favor da amamentaçao !!Rs..
Achei interessante para as mamaes que estão na fase de desmamar e estão com duvidas...


_____________________________________________


1. Como sei que está na hora de desmamar meu filho?
Não existe um momento ideal. A recomendação do Ministério da Saúde, assim como da Organização Mundial da Saúde, da Sociedade Brasileira de Pediatria e da Academia Americana de Pediatria, é de que a amamentação seja exclusiva até os 6 meses de vida e complementar até os 2 anos. Na realidade, o desmame vai depender do filho, da mãe e do seu estilo de vida. Muitas vezes, o bebê dá o sinal de que chegou a hora. Ele fica tão entretido com as novidades & comidinhas novas, a possibilidade de descobrir o mundo engatinhando e andando – que perde o interesse pelo peito. A rotina profissional da mãe e sua capacidade física ou emocional também podem impossibilitar a amamentação. O importante é que a decisão seja tomada juntamente com o pediatra para que o processo não interfira na saúde do bebê e deixe mãe e filho felizes.

2. Como devo oferecer o leite para o meu bebê depois do desmame?
O mais recomendado pelos órgãos especializados é oferecer leite no copinho. Diferentemente da mamadeira, ele não causaria prejuízos com a mastigação e a fala. Acha impossível imaginar seu bebê desempenhando tal performance? Saiba que muitos prematuros se alimentam dessa forma nas UTIs Neonatais. Uma pesquisa realizada na Suécia e publicada no Jornal de Pediatra da Sociedade Brasileira de Pediatria também comprovou que eles são capazes de usar o copinho. O estudo mostrou que os movimentos que os bebês fazem quando sugam no peito são muito mais parecidos com os que realizam ao beber no copinho do que ao usar a mamadeira. Os pais podem aprender a técnica correta para oferecer o copinho com o pediatra, os consultores de amamentação e os profissionais de bancos de leite. A mamadeira pode parecer mais prática, mas, além de causar prejuízos, exige um segundo desmame. Muitas vezes, é necessário que a criança experimente o copo de transição (aqueles com bicos de silicone) para só depois conseguir usar uma versão tradicional. O processo dá bastante trabalho, pois geralmente os bebês (e os pais!) criam uma dependência emocional da mamadeira difícil de largar. Ofereça o leite sempre com o bebê sentado para evitar engasgos. E lembre-se de limpar cuidadosamente todos os utensílios usados (copos, mamadeiras e bicos).

3. Que tipo de leite devo dar no lugar do leite materno?
O leite materno pode continuar sendo oferecido no copinho ou na mamadeira. As alternativas são as fórmulas especiais em pó, que hoje em dia são semelhantes ao leite materno, enriquecidas com vitaminas e de fácil digestão para o organismo infantil.

4. Quero parar de amamentar. Como faço isso sem meu filho sofrer?
O segredo é fazer tudo de forma gradativa e a mãe se sentir bem e segura com a decisão. O desmame vai ocorrer substituindo uma mamada por algum alimento, ou mamadeira, ou copo, dependendo da idade do bebê. Escolha uma mamada para oferecer mamadeira ou copinho em vez do peito e veja qual a reação. Quando ele se habituar, vá trocando outros horários também.

5. Parei de amamentar e meus peitos continuam cheios de leite e doloridos. O que devo fazer?
Se as mamas ainda estão cheias, pode ser que o desmame tenha ocorrido de maneira muito rápida. Com o bebê diminuindo as mamadas, o organismo entende que não precisa produzir tanto e reduz a quantidade de leite. Mas se o desmame é abrupto, não dá tempo de esse entendimento ocorrer e a produção continua igual, mesmo sem a demanda. Ordenhe suas mamas até se sentir mais confortável, mas lembre-se de não retirar todo o leite, pois o objetivo não é estimular a produção. Depois faça compressas frias nas mamas por dez minutos. Após alguns dias, se o problema não estiver resolvido, peça ajuda para o pediatra ou para a consultora de amamentação da sua maternidade.

6. Estou fazendo o desmame, mas já sinto muita falta de amamentar. Tenho medo de não ter mais uma ligação especial com meu bebê. O que posso fazer?
Enquanto algumas mulheres têm uma incrível sensação de liberdade quando acontece o desmame, outras sentem muita falta desse ato tão prazeroso para mãe e filho. Mas o desmame do bebê é algo natural e o amor entre ambos não vai acabar, apenas ocorrer de maneiras diferentes. é hora de valorizar outras formas de ligação com o filho, até para não interferir em seu desenvolvimento. O vínculo pode ser fortalecido com os cuidados diários, em um banho gostoso antes de ele adormecer, na cantiga que a mãe canta, em um colo aconchegante.


(Fonte: Bebe.com.br)
ferrg
ferrg
Star
Star

Mensagens : 224
Reputação : 22
Data de inscrição : 25/04/2010
Idade : 34
Localização : Campinas-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Perguntas e Respostas sobre : DESMAME ** Empty Re: Perguntas e Respostas sobre : DESMAME **

Mensagem por reh_galvao Sex maio 07, 2010 4:46 pm

Nossa.. fe.. eu ia procurar na net alguma coisa sobre.. e achei aqui tudo no seu tópico!!

++ pra você!!
reh_galvao
reh_galvao
Super Star
Super Star

Mensagens : 556
Reputação : 5
Data de inscrição : 26/04/2010
Idade : 32
Localização : Guarujá, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Perguntas e Respostas sobre : DESMAME ** Empty Re: Perguntas e Respostas sobre : DESMAME **

Mensagem por arethai Sex maio 07, 2010 10:18 pm

Legais as informações.... no meu caso, pretendo amamentar até os 2 anos da Arícia ou até que ela não queira mais se for antes desta idade.
arethai
arethai
Little Star
Little Star

Mensagens : 73
Reputação : 1
Data de inscrição : 26/04/2010
Idade : 44

Ir para o topo Ir para baixo

Perguntas e Respostas sobre : DESMAME ** Empty Re: Perguntas e Respostas sobre : DESMAME **

Mensagem por ferrg Sex maio 07, 2010 10:24 pm

arethai escreveu:Legais as informações.... no meu caso, pretendo amamentar até os 2 anos da Arícia ou até que ela não queira mais se for antes desta idade.

Tambem queria amamentar a Gabi até dois anos, mas minha amiga sofreu pra tirar o menino dela (2 anos) do peito, foi um custo pra ele largar.
Pretendo tirar com 1 aninho no maximo, vamos ver como as coisas acontecem né, rs.
ferrg
ferrg
Star
Star

Mensagens : 224
Reputação : 22
Data de inscrição : 25/04/2010
Idade : 34
Localização : Campinas-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Perguntas e Respostas sobre : DESMAME ** Empty Re: Perguntas e Respostas sobre : DESMAME **

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos