Mães & Amigas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Teste do pezinho

Ir para baixo

Teste do pezinho Empty Teste do pezinho

Mensagem por paty ctba Qua maio 05, 2010 4:02 pm

Teste do pezinho

O popularmente chamado "teste do pezinho" é um exame realizado durante a primeira semana de vida. A coleta para o teste do pezinho é feita em papel de filtro através de punção (pequeno furo) no calcanhar.
Através dele, pode-se detectar atualmente duas patologias que evoluem com deficiência mental grave e que podem ser controladas e revertidas quando tratadas precocemente.
O hipotireoidismo congênito é caracterizado pela deficiência parcial ou total dos hormônios produzidos pela tireóide, responsáveis pelo estímulo e desenvolvimento de uma série de órgãos vitais, entre eles o cérebro.
O tratamento consiste na reposição destes hormônios por via oral. A fenilcetonúria é uma deficiência enzimática que impede a metabolização da fenilalanina, um aminoácido essencial encontrado na alimentação.
O tratamento é um pouco mais difícil e consiste em uma dieta especial livre da presença deste elemento. A importância da detecção precoce destas anormalidades reside na irreversibilidade das lesões instaladas, mesmo quando decorridas poucas semanas de vida, antes do início do tratamento.
Muito além do que uma simples medida preventiva, a detecção precoce destas anormalidades do metabolismo é uma imposição legal obrigatória em qualquer hospital e estabelecimento público ou particular que preste atendimento à saúde de gestantes.
paty ctba
paty ctba
Mega Star
Mega Star

Mensagens : 1237
Reputação : 32
Data de inscrição : 26/04/2010
Idade : 36
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos