Mães & Amigas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Febres em bebês

Ir para baixo

Febres em bebês Empty Febres em bebês

Mensagem por paty ctba Qua maio 05, 2010 3:48 pm

Febres em bebês

"Uma consulta imediata ajuda a recuperar a tranqüilidade, e permite ao médico indicar as medidas para prevenir a repetição dos episódios, ou determinar a necessidade de efetuar estudos posteriores para descartar possíveis fatores de pré-disposição...".

A temperatura corporal considera-se normal quando se situa entre os 36 e os 37 graus, ainda que possa mostrar alguma variação durante o dia, com valores mais baixos nas primeiras horas da manhã e mais altos ao fim da tarde. Também podem registrar-se diferenças segundo o lugar onde se avalie: no reto é mais elevada do que na boca e nas axilas.


Porque se produz a febre?

O aumento da temperatura normal reflete uma perda do equilíbrio entre a produção de calor e a sua perda, que pode obedecer a diferentes motivos. Nas crianças os mais freqüentes são, de longe, as infecções virais e bacterianas. Com efeito, na presença de um agente infeccioso, o organismo liberta substâncias que determinam que o nível de ajuste da temperatura se eleve acima dos seus valores normais.


A febre e as suas manifestações

Os sintomas dependem da intensidade da febre e da idade da criança. Nas pequenas pode registrar-se uma diminuição da vitalidade, um vômito aparentemente inexplicável ou perda de apetite.

Os mais crescidinhos podem sentir dores de cabeça, de abdômen ou dores musculares. Enquanto a temperatura está subindo, a criança queixa-se de frio e, se tem idade para fazê-lo, procurará calor. Além disso, pode apresentar tremores e uma coloração acinzentada na pele. Quando se alcança o novo nível térmico, aparecem os sinais clássicos da febre: face avermelhada, pele quente, abatimento ou sonolência, e em casos extremos até delírio.


Como se avalia a temperatura?

A medição requer o uso de um termômetro. Hoje em dia existem termômetros especiais para avaliar a temperatura nos bebês sem o risco dos antigos de vidro. Eis alguns dos exemplos:

- Termômetro eletrônico com ponteira maleável (menos agressiva para o bebê) com l leitura digital e medida precisa em 30 segundos. Sinal sonoro quando a temperatura é alcançada.

- Termômetro digital eletrônico permite avaliar a temperatura do corpo com rapidez e exatidão equipado com um visor de leitura fácil, tem um sinal sonoro que indica o fim da leitura.

- Thermo Touch Baby é um novo termômetro que avalia, em poucos segundos a temperatura na zona da testa. Basta passar a sonda pela testa, na zona da têmpora e, após alguns segundos, um sinal sonoro indica o fim da leitura.

- A chupeta com termômetro integrado pode ser introduzida na boca do bebê. A temperatura é medida em poucos segundos.

- Termômetro de ouvido. A ponta do termômetro deve ser introduzida na entrada do ouvido e aperta-se um botão. A temperatura é medida em dois segundos.

As causas mais freqüentes de febre nas crianças, são as infecções respiratórias, doenças eruptivas (sarampo, rubéola, varicela, etc.), infecções urinárias, infecções gastrointestinais e meningite.


Antipiréticos, quando?

Devido à ansiedade que lhes provoca, quando o bebê tem febre os papais apressam-se a tratar de controlá-la. No entanto, muitas vezes pode ser inofensiva, de maneira que o mais importante é determinar a causa que a produziu.

Existem, pelo contrário, duas situações que requerem especialmente a administração de um antipirético: quando a criança se sente muito doente devido à febre, e para prevenir as convulsões febris, quer seja porque existem antecedentes pessoais ou familiares, ou porque a criança padece de alguma doença neurológica.


As temidas convulsões.

Durante o pico febril, as crianças menores de cinco anos podem sofrer de convulsões (perdas de consciência e movimentos descordenados ou até a ausência de movimentos). Se bem que esta situação provoque um intenso pânico nos pais, na maioria dos casos a convulsão cede espontaneamente em poucos minutos, sem deixar nenhuma seqüela.

Uma consulta imediata ajuda a recuperar a tranqüilidade, e permite ao médico indicar as medidas para prevenir a repetição dos episódios, ou determinar a necessidade de efetuar estudos posteriores para descartar possíveis fatores de pré-disposição.

O importante é estar alerta e consultar o pediatra sempre que tiver alguma dúvida.




Fonte: Ultrasom3D
paty ctba
paty ctba
Mega Star
Mega Star

Mensagens : 1237
Reputação : 32
Data de inscrição : 26/04/2010
Idade : 36
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos