Mães & Amigas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Anemia: Verdadeiro ou Falso?

Ir para baixo

Anemia: Verdadeiro ou Falso? Empty Anemia: Verdadeiro ou Falso?

Mensagem por paty ctba Qua maio 05, 2010 4:08 pm

Anemia: Verdadeiro ou Falso?

Antes de começar, vale a pena fazer alguns esclarecimentos.

- Anemia: diminuição do volume de hemácias e da taxa de hemoglobina considerando-se as variações de idade e sexo, com deficiência no transporte do oxigênio para os tecidos.

- Biodisponibilidade: quanto do nutriente que existe em um alimento que é digerido, absorvido, metabolizado pelo organismo que pode ser utilizado ou armazenado para ação futura.

- Ferro heme: Ferro presente nos alimentos de origem animal (carnes como o peixe, aves, vísceras e fígado). Bem absorvido no organismo, muito melhor do que o não-heme.

- Ferro não-heme: Ferro encontrado em alimentos de origem vegetal (leguminosas como feijão, lentilha, ervilha, grão-de-bico; folhas escuras como couve, espinafre, brócolis, mostarda; frutas secas, cereais fortificados, alimentos integrais e gema de ovo). Absorção menor pelo organismo e dependente de outros fatores.

A anemia por carência alimentar de ferro representa a deficiência nutricional de maior prevalência em todo o mundo (3.000.000.000 de casos, ou seja, mais de 1/3 de toda a população mundial). A mulher (especialmente a gestante) e a criança (até 4 anos) e adolescentes são os grupos biológicos mais vulneráveis.

Quanto mais precoce a falta de ferro, maior o risco de anemias com sintomas como apatia, irritabilidade, redução da capacidade de concentração e aprendizado, sem contar uma menor resistência a infecções com reflexos diretos na sobrevida, crescimento e desenvolvimento (físico e mental) adequado dessa população.

Crianças de 1 a 10 anos precisam de 10 mg de ferro ao dia.

Uma dieta equilibrada (refeições com uma carne, verdura e legume, uma leguminosa, uma fruta ou suco para melhorar a absorção do ferro) pode garantir a quantidade diária de ferro necessária.

Fatores facilitadores

Vitamina A – melhora o transporte de ferro e produção de células vermelhas (presente em alimentos alaranjados, verde-escuros, carnes e leite).

Vitamina C – aumenta em 30% a absorção do ferro não-heme (dos vegetais, lembra?). Não interfere na absorção do ferro-heme (das carnes).

Fatores inibidores

Cálcio – presente no leite, relacionado à quantidade. 300 mg de Cálcio diminuem em 50 a 60% a absorção do ferro não heme.

Fitatos – presentes em cereais e alguns vegetais podem diminuir a absorção de ferro não-heme.

Anti-ácidos – usados de forma prolongada (tratamentos de gastrites, refluxo gastro-esofágico em crianças e adultos), inibem a absorção do ferro, podendo levar à anemia.

Informação:

Vegetarianos, apesar de não terem em sua dieta o ferro-heme, de terem quantidade de ferro inadequada e de terem grande quantidades de fitatos e fibras que inibem a absorção do ferro, costumam apresentar pouco índice de anemia por deficiência desse elemento.

Estudos pressupõem que fatores encontrados na dieta vegetariana, como vitamina C, ferro disponível na soja e em outros alimentos, compensem a pobre absorção do ferro dos alimentos vegetais, sustentando a teoria de que a sua absorção (ferro) seja, em parte, mediada pelas necessidades nutricionais do indivíduo.

No mês que vem, vamos esclarecer alguns mitos e falar um pouco mais sobre o ferro nos alimentos.

Até lá.
paty ctba
paty ctba
Mega Star
Mega Star

Mensagens : 1237
Reputação : 32
Data de inscrição : 26/04/2010
Idade : 36
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos