Mães & Amigas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A relação do recém-nascido com os cinco sentidos

Ir para baixo

A relação do recém-nascido com os cinco sentidos Empty A relação do recém-nascido com os cinco sentidos

Mensagem por paty ctba Qua maio 05, 2010 4:06 pm

A relação do recém-nascido com os cinco sentidos


Pensava-se que um recém-nascido fosse capaz somente de comer e dormir, mas estudos revelaram que um bebê é capaz de perceber tudo ao seu redor, além das formidáveis habilidades instintivas.


Como ele nos vê?

Ddepois do nascimento, seus pequenos olhos estão inchados e vermelhos, e isso é normal tendo em vista as contrações que todo o seu corpo teve que sofrer durante o parto. Mas depois de alguns dias, seu rostinho estará relaxado, suas pálpebras desinchadas, e seus olhinhos começarão a focalizar o mundo.
Mas a sua visão é ainda indistinta, conseguindo focalizar somente aquilo que está próximo ao seu rosto, aproximadamente uns 20 a 25 centímetros além da ponta de seu nariz (note que o que ele precisa ver neste momento de sua vida está bem próximo de seu rosto: o seio e o rosto materno). Muitas pesquisas demonstraram que um recém-nascido é mais atraído pelos objetos em movimento do que pelos estáticos, pelas linhas curvas do que pelas retas, pelas formas complexas do que pelas simples.

Como ele nos ouve?

A audição nos bebês é muito mais desenvolvida que a visão. Principalmente porque, nos últimos meses de gestação, ele podia ouvir perfeitamente bem o bater do seu coração, o timbre da sua voz, e conseguia distinguir certos barulhos externos.
Preferem os sons ritmados (como os dos móbiles musicais), e se sentem incomodados pelos sons mais fortes e agudos.
Mas o que ele mais gosta de ouvir é a voz humana, principalmente a da mãe, que ele já consegue reconhecer minutos depois de seu nascimento.

Que odores ele percebe?

Alguns estudos comprovaram que um recém-nascido desde os primeiros dias de vida tem um bom nariz . E é surpreendente a rapidez ou o instinto com que ele aprende a reconhecer o cheiro da pele de sua mãe, mostrando o quanto é profundo o laço mãe-filho.

Que sabores ele reconhece?

Um recém-nascido consegue distinguir perfeitamente bem os sabores básicos: amargo, doce, salgado e ácido. E que também ele tem uma predileção natural pelo sabor doce, principalmente devido a sua alimentação, nos primeiros meses de vida,
ser a base de leite.

Que sensibilidade tátil ele tem?

O tato é um sentido aguçado desde o nascimento. Durante o parto, a pele de um bebê recebe estímulos contínuos que ativam as terminações nervosas, e o repentino contato com o ar cria novas percepções sensorias, geralmente não muito agradáveis pois mesmo com o aquecimento da sala cirúrgica, ele ressente muito a diferença de temperatura.
paty ctba
paty ctba
Mega Star
Mega Star

Mensagens : 1237
Reputação : 32
Data de inscrição : 26/04/2010
Idade : 36
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos