Mães & Amigas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Altura Uterina 2 (explicando pra que serve medir)

Ir para baixo

Altura Uterina 2 (explicando pra que serve medir) Empty Altura Uterina 2 (explicando pra que serve medir)

Mensagem por paty ctba Ter Abr 27, 2010 7:56 pm

[align=justify]Criei um tópico com uma tabela contendo as relações entre idade gestacional e Altura Uterina. Legal, podemos ver se a nossa UT está dentro das medidas "normais", porém surgiram dúvidas a respeito de pra que serve fazer essa medição...
humm... eu li bastante, tudo muito trivial e sem muita profudidade, mas até que encontrei um artigo acadêmico que considerei simples e que explica bem a imporância da aaliação dessas medidas!
Pois bem... criei novo tópico pra que ninguem se perdesse em meio as respostas ok...
aí vai:

"As variações de peso dos RN normais são influenciadas por diversos factores, como a raça, a latitude, a altitude, os hábitos alimentares, etc. Por este motivo, torna-se impossível a adopção universal das diversas tabelas de percentuais dos pesos dos RN que têm sido publicadas. É, por isso, importante que a avaliação seja feita com base numa tabela adequada.

Quanto a situações patológicas (de problemas com o feto): há a considerar 3 tipos de atraso de crescimento intra-uterino (ACIU)

- ACIU simétrico : é aquele em que todos os parâmetros biométricos (diâmetro parietal, comprimento do fémur, perímetro cefálico, perímetro abdominal, …) estão abaixo do percentil 10. Se fizermos um quociente entre o perímetro da cabeça do bebé e o perímetro do abdómen (PC/PA) este perímetro corresponde a um tempo de gestação inferior à
verdadeira idade da gravidez (mas é normal para o tamanho do feto).

- ACIU assimétrico: o perímetro abdominal é o parâmetro mais afectado, ou seja, o perímetro cefálico e o comprimento do fémur são maiores em proporção do que o perímetro abdominal, daí que se chame “assimétrico”. A sua estatura é normal para o tempo de gestação. Se fizermos o quociente entre o perímetro cefálico e o perímetro abdominal (PC/PA) naturalmente este quociente é maior do que o esperado para o tempo da gestação.

- ACIU Intermédio: raramente conseguimos fazer este diagnóstico. Seria um feto que inicialmente teria um crescimento simétrico a que depois, numa fase mais avançada da gestação, se associaria também um tipo de crescimento assimétrico. É um conceito académico.

O grande problema na avaliação clínica de situações de restrição de crescimento é a enorme heterogeneidade e diversidade de evolução dos fetos dentro de cada um dos grupos. Se assim não fosse o diagnóstico seria facilmente efectuado por ecografia.

De facto, apesar da grande evolução clínica e ecográfica, uma percentagem muito significativa dos fetos com ACIU não é diagnosticada antes do parto. Para obviar estes atrasos de diagnóstico a medição mensal da altura uterina com uma fita métrica reveste-se, como aprofundado posteriormente, de grande importância.
De sublinhar que o mais importante factor de prognóstico neonatal é o diagnóstico atempado das situações de ACIU. A detecção precoce destas situações permite-nos actuar clinicamente, até interrompendo a gravidez caso se justifique. Não devemos deixar chegar a situação a um trabalho de parto espontâneo com atraso de crescimento grave.

As situações de ACIU (atraso de crescimento intra-uterino) podem apresentar etiologias variadas:

1) Genética;
2) Anomalias congénitas;
3) Infecção fetal;
4) Gestação multifetal;
5) Nutrição materna inadequada;
6) Factores placentários e hipoxia fetal;
7) Vasculopatia materna;
8) Agentes teratogénicos e tóxicos."


Vou postar aqui novamente a tabela também pra que fique mais facil avaliar sem ter que mudar de tópico...

O crescimento da altura uterina em alguns estudos realizados na UFPR é em média, 0,7 cm/semana, a patir de 22 semanas de gestação, não é regra. A construção de uma curva própria de altura uterina, por meio de metodologia adequada, visa o diagnóstico clínico das alterações do crescimento fetal, fato que deverá ser analisado pelo médico.
Altura Uterina 2 (explicando pra que serve medir) 87993936

PS: desculpe por ser tão extenso... espero que agora fique mais facil exclarecer alguma dúvida![/align]
paty ctba
paty ctba
Mega Star
Mega Star

Mensagens : 1237
Reputação : 32
Data de inscrição : 26/04/2010
Idade : 36
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos